Home

Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Biologia (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo, ou seja, o estudo da vida) é a ciência que estuda os seres vivos. Debruça a origem, evolução, o funcionamento dinâmico dos organismos desde uma escala molecular subcelular até o nível populacional e interacional, tanto intraespecífica quanto interespecificamente, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico. O estudo destas dinâmicas ao longo do tempo é chamado, de forma geral, de biologia evolutiva e contempla o estudo da origem das espécies e populações, bem como das unidades hereditárias mendelianas, os genes. A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas.
No que se refere às células, os blocos com que são construídos os organismos, a vida é estudada pela biologia celular, pelabiologia molecular, pela bioquímica e pela genética molecular e, à escala multicelular, pela fisiologia, pela anatomia e pelahistologia.[1] A biologia do desenvolvimento estuda a vida ao nível do desenvolvimento ou ontogenia do organismo individual.
A biologia tem papel fundamental na ciência, no que tange o estudo dos seres vivos e da vida. Na foto, um cão (Canis lupus familiaris), ser vivo pertencente ao reino animal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário