Home

Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Bicicleta: um meio de transporte

O aumento do número de viagens de bicicleta no Município de São Paulo, confirmado pelos resultados das últimas pesquisas de Origem e Destino do Metrô (1997 e 2007), e as políticas públicas recentemente praticadas pelas maiores metrópoles do mundo, com vistas à mudança da matriz energética do planeta, definem como uma das diretrizes da atual gestão da Prefeitura do Município de São Paulo, o estímulo à utilização da bicicleta como meio de transporte e o investimento na implantação e ampliação da infraestrutura cicloviária em nossa cidade.
No Município de São Paulo existem atualmente 477,6km de infraestrutura cicloviária, composta por ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas operacionais de lazer. Também estão implantadas 227 estações de bicicleta pública, 212 do BikeSampa e 15 do CicloSampa, que disponibilizam mais de duas mil bicicletas para a população.
As Ciclovias, pista própria destinada à circulação de ciclos separada fisicamente do tráfego comum, dotada de sinalização vertical e horizontal características (placas e pintura de solo), estão sendo implantadas em todas as regiões da cidade, e totalizam até o momento 324,9km.
Também foram implantadas Ciclorrotas na região do Brooklin (5,6km), Moema (3,2km), Lapa (8,6km), Mooca (5,6km), Vila Mariana (4,5km) e Jardins (4,4km), totalizando 31,9km. A Ciclorrota é um percurso já consagrado pelos ciclistas, onde a CET implanta sinalização vertical com placas de regulamentação e advertência e pintura de solo, indicando aos ciclistas e motoristas que a via é uma rota para bicicletas na qual a atenção deve ser redobrada e a velocidade reduzida.
Já as Ciclofaixas Operacionais de Lazer totalizam 120,8km, com funcionamento aos Domingos e feriados nacionais, das 7 às 16h, em todas as regiões da cidade.  As Ciclofaixas Operacionais de Lazer são faixas de tráfego situadas junto ao canteiro central ou à esquerda da via  totalmente segregadas do tráfego geral por elementos de canalização como cones, supercones ou cavaletes, dotadas de sinalização vertical e horizontal que regulamenta esse uso.
Mais Informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário