Home

Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Portfólio do Patrono da Escola Reverendo Irineu Monteiro de Pinho

IRINEU MONTEIRO DE PINHO

Filho de João Monteiro de Pinho e Santa Azzoni, nasceu em 28 de março de 1918, na cidade de São Carlos, Estado de São Paulo, Irineu Monteiro de Pinho. Iniciou seu estudos no Grupo Escolar Coronel Franco, passando depois para o Instituto Granbery, Juiz de Fora, Minas Gerais, concluindo sua primeira fase de estudos no Instituto Americano de Lins, São Paulo, onde mais tarde lecionou a Língua Latina e dirigiu o Jornal Estudantil.
Cursou duas faculdades de Teologia: a Metodista e a Presbiteriana Independente, em São Paulo, estudou também na Universidade Católica (PUC) e na Universidade de São Paulo (USP). Ministrou aulas de Filosofia na USP. Sua atuação nesta área o fez ser convidado a exercer atividades docentes em sua cátedra nesta Universidade, convite que não foi aceito por questão de tempo integral. Especializou-se também em Linguística e Literatura Brasileira, na Universidade de Mogi das Cruzes, São Paulo.
Elaborou um trabalho inédito, para cátedra de Lógica regida pelo doutor Gilles Gaston Granger (Concepção Aristotélica da Ciência) e que mereceu valiosa apreciação do regente francês. Foi aluno do doutor Caruso em curso por ele ministrado (Psicologia Profunda da Pessoa) na Universidade Católica. Posteriormente fez um curso (Física Experimental Moderna) visando suas pesquisas em textos de Albert Einstein.
Foi detentor de dois prêmios literários: Contos e Poesia. Como Jornalista militante, suas atividades foram distribuídas a mais de cinqüenta órgãos de imprensa, na capital de São Paulo, interior e exterior. Ainda como jornalista, foi agraciado com Medalha de Ouro pelo Comitato Italiano per La Celebraziona Del IV Centenário della Cittá de São Paulo ( Academia Del Mediterâneo, Itália, 1954) e seu nome foi inserido no Dicionário de Autores Paulistas publicado pela Comissão deste evento.
A serviço da imprensa, esteve em Uganda, Quênia, Itália e América do Norte. E em missão cultural e espiritual, participou de vários Congressos internacionais, sendo que em junho de 1979 teve a oportunidade de realizar Conferência a auditório com mais de três mil pessoas,na cidade de Cape May, Nova Jersey, Estados Unidos. Na cidade de Nairobi, realizou pesquisas no Museu Nacional, no Parque Nacional e no Orfanato de Animais, reunindo vasto material de estudos.
Publicou diversas obras (hoje esgotadas), destacando-se Visões e Panoramas ( curtos ensaios de reflexão filosófica) e centenas de artigos de imprensa, tratando de literatura comentários filosóficos.
Como professor, foi habilitado em Filosofia, Psicologia, Sociologia, História, Orientação Educacional, Língua Portuguesa e Ciências Físicas e Biológicas. Tem exercido o magistério em nível de Primeiro e Segundo graus e Superior.
Como orientador Espiritual, sua missão principal foi a de anunciar a mensagem do Cristo Eterno aos homens e seguindo sua vocação, tem realizado Conferências e Palestras, bem como ministrado aulas de Filosofia Cósmica, em muitos Estados do Brasil.
Realizou com a esposa verdadeiro trabalho pioneiro com dedicação exemplar, à causa do evangelho e da educação, colaborando na Igreja Metodista, em uma congregação da Igreja Congregacional Independente até formar-se uma forte comunidade evangélica.
Faleceu às vésperas de completar 71 anos de idade, quando se preparava para o aniversário de sua esposa, vítima de um agudo infarto do miocárdio. Seu sepultamento ocorreu no dia 27 de março às 17 horas no cemitério de Vila Formosa. Deixou esposa e três filhos, duas noras, um genro e sete netos.

3 comentários:

  1. uau eu gosto dessa escola =D
    teve um dia em que eu tive qe fazer um trabalho falando da escola ... é achei interessante a história que a Dona maria nos contou .. que a escola era de madeira ...
    =D ela disse tanbem que sta escola mudou muito .. é mudou mesmo mudou pra melhor espero que continue assim .. irineu esta crescendo !!

    ResponderExcluir
  2. Sou um dos sete netos citados na história acima, e nem eu sabia que meu avô havia realizado tantos feitos!! Muito legal!!
    Agradeço pela lembrança e o respeito para com meu avô.
    É uma grande honra, ter o nome dele eternizado nesta querida escola da zona leste de São Paulo.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. O homem era uma boa pesso mais a escola nao ta boa por caussa do alunos.

    ResponderExcluir