Home

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Astronomia: curiosidades sobre o lado 'escuro' da Lua


         TRAVADA
O lado afastado da Lua traz um fascínio todo especial. Afinal, não importa quanto tempo olhemos, jamais conseguiremos vê-lo da Terra. Influenciada pela gravidade do planeta, a Lua mantém a mesma face voltada para nós o tempo todo.
LADO “ESCURO”?
Olha só, o lado é afastado, mas não é escuro. Esse papo é culpa do Pink Floyd. Os caras lançaram um disco em 1973 e popularizaram a expressão “Dark Side of the Moon” — lado escuro da Lua. Só que não existe esse lado! A Lua gira com relação ao Sol, de modo que todas as partes dela recebem luz, exceto…
CRATERAS POLARES
…alguns buracos escavados por impactos nos polos lunares. No fundo dessas crateras, nunca bate luz. Lá, é sempre muito frio — e há indícios de que exista gelo de água no fundo. Pode ser uma mão na roda um dia, para a futura colonização da Lua.
OBRIGADO, CAMARADAS!
A primeira imagem que tivemos da face oculta veio da sonda soviética Luna-3, em 1959. E desde então toneladas de sondas já o fotografaram. Então esqueça aquelas teorias da conspiração de que agências espaciais escondem coisas do lado afastado. Mentira.
O MISTÉRIO VERDADEIRO
Uma coisa realmente estranha sobre o lado afastado é que ele não tem quase nenhuma daquelas manchas cinzas escuras — os “mares”, que não são de água, mas de lava solidificada. Os cientistas acreditam que tenha a ver com o fato de que o calor da Terra manteve o lado próximo mais quente e, com isso, mais suscetível a erupções.
O SOM DO SILÊNCIO
Por fim, o lado afastado da Lua é o único lugar do Sistema Solar em que não se pode ouvir o ruído de nossas próprias transmissões! Para quem quer estudar o Universo com radiotelescópios, a face oculta lunar é o melhor lugar do Universo. Falta só instalarmos uma antena lá. Quem sabe ainda neste século?

Nenhum comentário:

Postar um comentário