A Inglaterra é o território mais extenso e mais povoado do Reino Unido. Habitada por povos celtas desde o século V a.C., a Inglaterra foi colonizada pelos romanos entre 43 d.C., e princípios do século V. A partir de então começou a invasão de uma série de povos germânicos (anglos, saxões e jutos) que foram expulsando os celtas, parcialmente romanizados, até Gales, Escócia, Cornualha e a Bretanha francesa. No século X, depois de resistir a uma série de ataques vikings, unificou-se politicamente. Depois da ascensão de Jaime VI da Escócia ao trono da Inglaterra em 1603 e a anexação da Escócia pela Inglaterra em 1707 resulta mais apropriado diferenciar a história da Inglaterra da do resto de Grã-Bretanha.
Indícios arqueológicos demonstram que a área hoje conhecida como o sul da Inglaterra foi povoada bem antes do restante dasIlhas Britânicas, devido ao clima ameno entre e durante as diversas idades do gelo. Os habitantes pré-romanos da Grã-Bretanha não deixaram documentos escritos e suas história e cultura são estudadas por meio de achados arqueológicos. Conservam-se poucos indícios da civilização dos primeiros habitantes da ilha, como o monumento megalítico de Stonehenge, que data da Idade do Bronze (até 2 300 a.C.).
As técnicas de trabalho em
ferro chegaram à Grã-Bretanha em cerca de
750 a.C., provenientes do sul da Europa, dando início à
Idade do Ferro. Por volta de
500 a.C., a chamada
cultura celta havia alcançado quase todas as Ilhas Britânicas. Os bretões da Idade do Ferro viviam em grupos tribais organizados, governados por um chefe.
A primeira menção histórica à região é do
Périplo massaliota (
Massaliote Periplus), um manual de navegação para comerciantes provavelmente datado do
século VI a.C. Píteas de
Massília nele escreveu sobre sua viagem de negócios à ilha em cerca de
325 a.C. Mais tarde, outros autores, tais como
Plínio, o Velho, e
Diodoro Sículo, mencionam o comércio de
estanho proveniente do sul da ilha.
Tácito registrou que a língua falada na Grã-Bretanha não era muito diferente da empregada na
Gália setentrional e notou que as várias tribos britânicas possuíam características físicas semelhantes às dos seus vizinhos continentais.
nome: elias santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário