Home

Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Quem é Michael Jordan?

Michael Jeffrey Jordan é um ex-jogador profissional de basquetebol norte-americano. Ele é considerado pela maioria dos especialistas como o melhor jogador de basquete de todos os tempos e por muitos como um dos mais importantes desportistas masculinos da história.


Parte 1 - Biografia

Michael Jeffrey Jordan nasceu no Brooklyn, Nova Iorque, filho de James e Delores Jordan. Michael nem sequer andava quando a família se mudou para a Carolina do Norte. Na escola, Jordan começou a desenvolver o seu interesse por esportes: jogou futebol americano, baseball e, claro, basquetebol. É engraçado notar que Jordan foi dispensado da equipe que representava a sua escola, por ser considerado baixo (na época tinha 1m80), mas seu irmão, que era mais alto, ficou na equipe.Em suas horas vagas ele costumava surfar em J-Bay com ondas de um metro a até trés metros. Jordan foi casado durante 17 anos com Juanita Vanoy, com quem teve três filhos: Jeffrey Michael Jordan, nascido em 18 de novembro de 1988, Marcus James Jordan, nascido em 24 de dezembro de 1990 e Jasmine Michael Jordan, nascida em 7 de dezembro de 1992. Os dois filhos jogam basquete na liga universitária norte-americana.


Parte 2- Carreira


Em 1981 entrou para o time de basquete da Universidade da Carolina do Norte, onde jogou até 1984. Foi escolhido pelo Chicago Bulls no Draft da NBA, como terceiro jogador no geral (depois de Hakeem Olajuwon e Sam Bowie). Na sua primeira temporada, foi eleito novato do ano. Na temporada seguinte quebrou o pé e perdeu 64 jogos antes de voltar para os playoffs. Em 1987 foi eleito MVP como melhor jogador da temporada pela primeira vez, mas durante essa temporada e as duas seguintes os Bulls perderam para o agressivo time do Detroit Pistons. Entre 1990 e 1993, sob o técnico Phil Jackson e ajudado pelos jovens Scottie Pippen e Horace Grant, Jordan liderou os Bulls para três títulos consecutivos, sendo eleito MVP em 1991 e 1992 e melhor jogador das finais em todas as três temporadas. Em 1994, depois de perder o pai, Jordan anunciou que deixava o basquete para jogar beisebol. Jogou uma temporada nos times da liga menor Birmingham Barons e Scottsdale Scorpions antes de voltar para as quadras. Trocando seu número 23 - que os Bulls haviam aposentado - pelo 45 do beisebol, Jordan jogou os últimos 17 jogos da temporada 1994-95 e ajudou o Bulls a se classificar para os playoffs. Pegando de volta a camisa 23 para a segunda fase, perderam nas semifinais da conferência Leste para o Orlando Magic de Shaquille O`Neal. Após a derrota Jordan treinou duro para a próxima temporada, que os Bulls, reforçados por Dennis Rodman, fecharam com o recorde de 72 vitórias a caminho de mais um título. Mais dois se seguiram, e Jordan foi eleito MVP em 1996 e 1998 e melhor das finais em todas as três ocasiões. Anunciou a aposentadoria em janeiro de 1999. Em 2000 virou executivo do Washington Wizards, e em 2001 expressou interesse em voltar às quadras. Jogou duas temporadas para o Wizards antes de se aposentar de vez em 2003. Em 2006 comprou uma fração do Charlotte Bobcats, e se tornou proprietário único do time em 2010, se tornando o primeiro ex-jogador da NBA a ser dono de uma equipe.

Parte 3- Jogos Olímpicos 

Michael Jordan participou em dois Jogos Olímpicos, ganhando a medalha de ouro em ambos. Primeiro foi em Los Angeles, 1984, derrotando a Espanha na final ainda como universitário, e posteriormente, em 1992 em Barcelona, liderando a Dream Team original, provavelmente a melhor equipe de basquetebol da história. A equipe contava com lendas como Magic Johnson e Larry Bird, juntamente com estrelas atuais como Scottie Pippen, Charles Barkley, Karl Malone, David Robinson, John Stockton, Patrick Ewing, Clyde Drexler. Há rumores de que Jordan teve influência na não convocação de Isiah Thomas para a equipe, devido a problemas entre ambos no All-Star de 1985 e pela rivalidade entre os Pistons e os Bulls no final dos 80 e princípio dos 90. Jordan, Ewing e Chris Mullin são os únicos jogadores que ganharam uma medalha de ouro como amadores (1984) e também como profissionais (1992).

Nenhum comentário:

Postar um comentário