Home

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Barack Obama

Barack Hussein Obama II (Honolulu4 de agosto de 1961) é um advogado e político dos Estados Unidos, o 44.º e atualpresidente daquele país, sendo o primeiro afro-americano a ocupar o cargo. Nascido em Honolulu, no Havaí, Obama é graduado em Ciências Políticas pela Universidade Columbia, tendo cursado posteriormente Direito na Universidade de Harvard, onde foi presidente da Harvard Law Review. Também atuou como líder comunitário e como advogado na defesa de direitos civis e ensinou direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago entre 1992 a 2004. Ele representou por três mandatos o 13.º distrito de Illinois no senado estadual, entre 1994 a 2004, tentando eleger-se, sem sucesso, ao Congresso dos Estados Unidos em 2000.
Em 2004, após vencer a primária democrata da eleição para o Senado em Illinois, ele foi convidado para fazer um discurso naConvenção Nacional Democrata daquele ano, e, com isso recebeu atenção nacional da mídia. Em novembro, foi eleito Senador com 70% dos votos. Obama começou sua campanha para a presidência em 2007 e em 2008, depois de uma apertada disputa nas primárias do partido com a também senadora Hillary Clinton, conseguiu apoio suficiente para ganhar a nomeação do Partido Democrata para a presidência dos Estados Unidos. Ele derrotou o candidato republicano John McCain na eleição presidencial de 2008, tendo sido empossado como presidente em 20 de janeiro de 2009. Nove meses depois, ganhou o Nobel da Paz.
Durante seu primeiro mandato, Obama assinou várias propostas de estimulo econômico em resposta a Grande Recessão que assolou os Estados Unidos entre 2007 e 2009, através dos projetos de lei American Recovery and Reinvestment Act de 2009. Também sancionou leis de corte de impostos para a classe média e de criação de empregos em 2010. Outras importantes iniciativas nacionais durante seu primeiro mandato incluem a Patient Protection and Affordable Care Act, projeto este que passou a ser chamado de Obamacare; o Dodd–Frank Wall Street Reform and Consumer Protection Act; o Don't ask, don't tell; o Budget Control Act of 2011; e o American Taxpayer Relief Act of 2012. Na política externa, Obama ordenou o fim do envolvimento americano na Guerra do Iraque; aumentou a quantidade de tropas americanas no Afeganistão; assinou tratados de controle de armas com a Rússia; autorizou uma intervenção armada na Guerra Civil Líbia; e ordenou uma operação militar no Paquistão que resultou na morte de Osama bin Laden.
Obama foi reeleito presidente em novembro de 2012, derrotando o republicano Mitt Romney, e foi empossado para um segundo mandato em 20 de janeiro de 2013. Durante seu segundo mandato, Obama tem promovido políticas internas relacionadas com o controle de armas, em resposta ao Tiroteio na escola primária de Sandy Hook, e defendido a igualdade LGBT. Na âmbito externo, para conter a ameaça do grupo Estado Islâmico (EI) na região do Oriente Médio, Obama ordenou a volta de tropas militares ao Iraque e também autorizou ataques aéreos e navais contra a Síria para combater as organizações jihadistas locais. Além disso, continuou o plano de encerramento das operações de combate americanas no Afeganistão. Também iniciou o processo de normalização das relações entre Cuba e Estados Unidos, e firmou um acordo nuclear com o Irã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário