Home

Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Baixo

baixo ou contrabaixo, também conhecido como guitarra baixo ou mesmo viola baixo em Portugal, é um instrumento musical que apresenta características harmônicas emelódicas, responsável, dentre outras funções, por fazer a ligação entre instrumentos harmônicos e melódicos (guitarraviolãoteclado/pianosaxofone) com os instrumentos percussivos (bateriapercussão). Pode ser acústico ou elétrico.
O nome baixo pode ser dado também a específicos modelos de clássicas, mas que possuem timbre um pouco mais grave que a clássica tradicional; esta baixo clássica é afinada uma quarta abaixo da tradicional, e não pertence a família dos baixos

Baixo elétrico

O baixo ou baixo elétrico, que pode ser encontrado na maioria das bandas de rockpopjazz; possui corpo sólido e captadores para amplificar o seu som. O baixo elétrico é um instrumento relativamente novo em comparação ao baixo acústico. Lançado no fim de 1951, a criação de Leo Fender ajudou a resolver muitos problemas dos baixistas existentes até então. A revolucionária versão do instrumento musical no século XX foi inspirado na guitarra elétrica Telecaster. Fender batizou o primeiro baixo elétrico de Preconício e era um Precision bass.

Contra Baixo

É o instrumento que deu origem ao baixo elétrico e é comumente utilizado em peças orquestrais, na música erudita e no jazz. É tocado na vertical utilizando vara ou simplesmente o pizzicato, o corpo tem o mesmo formato do instrumentos da família dos violinos, porém pode chegar a ter 1,80m de altura, além de ter cordas específicas para ele e escala sem trastes. Alguns modelos são eletrificados apresentando captadores dentro da caixa acústica e outros modelos desses baixos verticais são totalmente elétricos. Eles são um pouco menores já que não tem a necessidade da caixa acústica avantajada.
Resultado de imagem para onde surgiu  o baixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário