Home

Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de setembro de 2014


                        Segundo o professor de língua portuguesa Cláudio Moreno, no princípio, o ano era dividido em apenas duas estações básicas: ver, veris, o bom tempo, a estação da floração e da frutificação, e hiems (ou hibernus tempus), o mau tempo, a estação da chuva e do frio. Aos poucos, o grande período englobado pelo nome ver começou a ser subdividido em três: (1) o princípio da boa estação, denominado de primo vere (mais tarde prima vera), (2) a segunda parte do ver, o veranum tempus, de onde resultou o nosso vocábulo verão, e (3) a última parte do ver, o aestivum, de onde veio o vocábulo estio.                                                    A primavera é a estação do ano marcada pelo aparecimento das flores. No hemisfério norte acontece de 20 de março a 21 de junho e no hemisfério sul – onde está localizado o Brasil – se inicia em 23 de setembro e termina em 21 de dezembro.

Nessa época do ano acontecem chuvas fortes e o clima torna-se ameno, caloroso durante o dia e fresco à noite. Os dias são mais longos que a noite, com o sol nascendo antes das seis horas da manhã e se pondo por volta das dezoito horas. No nordeste temos a continuidade da seca e ao sul as grandes enchentes, devido às trombas d’água.
Por esse motivo algumas cidades brasileiras adotam, por determinação do governo federal, o horário de verão, com o adiantamento do relógio em uma hora.
Em razão da mudança climática, tornando a época mais agradável, alguns animais aproveitam o período para se reproduzir.

As borboletas são um marco da estação
As árvores, canteiros e jardins ficam lindos, pois se enchem de flores e perfumes, das mais variadas espécies.
Algumas plantas marcam mais as belezas da estação, como as margaridas, gerânios, hortênsias, jasmins, hibiscos, crisântemos, violetas, dama-da-noite, orquídeas, dentre várias outras.
Das árvores podemos destacar os Ipês que se cobrem de flores das mais variadas cores, como rosa, roxo, branco e o amarelo, símbolo do nosso país.

                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário