Home

Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL - PISC

                    

MEU MUSEU


 A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta seu primeiro programa educativo para idosos. Intitulado MEU MUSEU, o projeto promoverá visitas educativas à exposição Arte no Brasil – uma história na Pinacoteca de São Paulo que abriga parte da coleção do museu, assim como a exposições temporárias.

Arte + 

Como forma de ampliar as ações iniciadas com o curso, foi desenvolvido o Arte+, um material impresso para educadores sociais com foco na arte-educação e na educação patrimonial, a fim de apoiar esses profissionais em suas práticas inclusivas por meio da arte, com distribuição gratuita entre organizações sociais de todo o país. O material conta com folheto explicativo sobre temas como a participação do museu nos processos de inclusão sociocultural, educação em museus, conceitos de arte, entre outros, além de quatro pranchas com reproduções de obras do acervo da Pinacoteca, contendo no verso sugestões educativas para a leitura da imagem e propostas poéticas. 

AÇÃO EDUCATIVA EXTRAMUROS

A partir de 2008 o programa passou a desenvolver ações educativas sistemáticas externas ao museu junto a grupos de adultos em situação de rua. Tal ação se estrutura por meio de oficinas artísticas semanais nas organizações sociais de origem dos grupos – com ênfase na xilogravura e na criação textual, e visitas educativas mensais à Pinacoteca, a fim de adensar os processos desenvolvidos nas oficinas. Como forma de consolidar o processo, a proposta inclui exposições das criações dos grupos, nas organizações sociais de origem e na Pinacoteca, assim como a elaboração de produtos impressos com as referidas criações para distribuição gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário