Home

Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Tabuleiro de estilos.


Um entidade mutante. Assim é o rock'n' roll. Ao mesmo tempo em que influencia, é influenciado pelo espírito do tempo. Nessa brincadeira, resgatamos as principais mutações que mudaram o perfil da cultura pop mundial.


Anos 50


-ROKCABILLY

Nos primórdios do rock'n'roll, os topetes espalhados de brilhantina eram o máximo da rebeldia. Jaquetas de couro, com uma camiseta básica e jeans, o uniforme. Hoje chamado de ROCKABILLY, o estilo de músicas deles mudou o mundo. SOM NA CAIXA: Elvis Presley, Eddie Cochan e Gene Vicent.


Anos 60


-BEATLEMANIA

Com a esplosão da BATLEMANIA, os topetes deram lugar ás franjas, em cortes estilo tijelinha. Na vestimenta, os terninhos de tweed substituíram as jaquetas jeans. Baladinhas agridoces e o iê-iê-iê invadem o rádio e a tv.SOM NA CAIXA: Beatles, Rolling Stones e The Kinks.

-FLOWER POWER

Os cabelos continuaram a crescer e as roupas ficaram coloridas. Peças com batas indianas e chinelões eram tudo. Ternos gravatas e sutiãs foram para o lixo. O mantra paz e amor reinou absoluto nas passeatas e nas letras das músicas, agora bem mais complexas em suas estruturas. SOM NA CAIXA: Jimi Hendrix, Janis Janis Joplin e Jefferson Airplane.


Anos 70


-GLAM ROCK
O despojamento se transforma em brilho. Glitter e purpurina. As longas madeixas vão para os salões de beleza e ganham cores e cortes de vanguarda. Botas de salto alto, calças coloridas e apertadas mais um quê androginia predominam. SOM NA CAIXA: David Bowie, T-Rex e Sweet.

-PUNK

Do it yourself (faça você mesmo) são as palavras de ordem de um bando de garotos rasgados. Alfinetes de segurança viram acessório. Cabelos arrepiados, tingidos e cortes moicanos. Caos e anarquia! Dois acordes são o máximo permitido nas "músicas". SOM NA CAIXA: Rmones Sex Pistols e The Clash.

-HEAVY METAL

Histórias de terror, demônios e contos épicos são tradusidos em música pesada. Aliás, muito pesada. As cabeleiras voltam a crescer,mas sem muito cuidado e colorido. Couro e arrebites onde for possível colocar. SOM NA CAIXA: Iron Maiden, Judas Priest e Black Sabbath.

Anos 80


-NEW WAVE


Uma verdadeira faxina na estética punk. Roupas coloridas, cabelos arrepiados, mas agora bem cortados. Sintetizadores e batidas dançantes dão o tom nas danceterias. SOM NA CAIXA: Duran Duran, B-52 e Depeche Mode.


-HARD ROCK
Agora a limpeza é em cima do heavy metal, um quase retorno ao glam rock, mas sem tanto brilho. Os temas românticos, beirando o brega, passam a ser obrigatórios. Vocalistas voando como trapeszistas fazem o palco lembrar picadeiros. SOM NA CAIXA: Bon Jovi, Van Halen e Guns N' Roses.
-GÓTICO


"Das sombras viestes, ás sombras voltarás". Preto em tudo, da cabeça aos pés. Acessórios macábros e hábitos essencilmente noturnos. Na música a temática quase única é a morte. Tempos apocalípticos para o rock e para a umanidade. SOM NA CAIXA: Sisters of Mercy, The Mission e Bauhaus.


Anos 90

-GRUNGE
Despojamento total. Estrelas e público são iguais. Camisa de flanela xadrez e aberta denunciando uma camiseta encardida por baixo. Jeans com os joelhos rasgados e um tênis All Star detonado. O peso e os acordes simples voltam em letras existencialistas. SOM NA CAIXA: Nirvana, Perl Jam e Alice In Chains.

Anos 2000


-EMO
Meio gótico, meio punk. Cabelos de cortes irregulares e uma franja desproporcional. Tatuagens e piercings e olhos pintados de preto marcam o corpo. Entre os acessórios, colares espalhafatosos, munhequeiras, pulseiras e sintos de arrebites. SOM NA CAIXA: My Chemical Romance, 30 Seconds To Mars e Fall Out Boy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário