Suplementos alimentares são capazes de turbinar os efeitos do esporte ou da academia. São vários os disponíveis no mercado e cada um possui uma ação diferente. Você conhece? Nós conversamos com a nutróloga Liliane Oppermann, que desvenda cada uma das substâncias.Mas, além disso, ela alerta para a importância de procurar um médico antes de optar por um suplemento. “Quem arrisca consumir sem indicação de um profissional da saúde pode ter problemas futuramente no fígado, rins e no coração. O consumo em excesso pode acarretar sérios problemas para a saúde do atleta, por exemplo, a vitamina C pode aumentar o risco de pedras nos rins e no fígado o acúmulo de gordura”.
Tipos de suplementos
Energéticos – Serve para fornecer energia ao atleta durante o treino e são compostos de carboidrato. Costumam ser comercializados em pó e deve ser misturado com água para o consumo.
Protéicos – São produzidos a partir da proteína encontrada no leite, ovo e soja. São distribuídos em pó ou barra.
Compensadores – São calorias, proteínas, vitaminas e minerais, vendidas em pó e deve ser diluído em sucos ou leite.
Repositores – Conhecida como “bebidas esportivas”, elas tem objetivo de repor a água, sais minerais e a glicose, evitando uma desidratação provocada por uma atividade física intensa.
Aminoácidos – É composto de proteínas e sua dosagem não é recomendada para o consumo. “Apesar que os aminoácidos são essenciais para o crescimento muscular e o seu desenvolvimento, nem sempre é exigido ou aconselhado tomar estes suplementos”, orienta a nutróloga.
Samuel de Melo
Samuel de Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário